"Uma educação para a cidadania, só pode ter como objetivo, promover a igualdade e não estabelecer distinções sociais. "


( Autor desconhecido)



sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

DESIGUALDADE E DIVERSIDADE




No mundo em que vivemos a diversidade, desigualdade e diferenças entres as pessoas estão interligadas uma com a outra.

Segundo o dicionários Aurélio vejamos o significado de ambas as palavras:

• Diversidade: 1. Diferença, dessemelhança, dissimilitude.
• Desigualdade: 1. Qualidade ou estado do que é desigual (Não igual; diferente, diverso).
• Diferença: 1. Qualidade de diferente.

Assim podemos ver que ambas as palavras falam em diferença, ou seja todas estão ligadas entre si pela diferença que o ser humano é tradado, pela discriminação, pela exclusão, seja por raça, cor e condição social.

Segundo Néri:

“Obleu, blanc et rouge está associado aos ideais da revolução francesa: solidariedade, igualdade e fraternidade. Mas se fosse para associar atributos ao nosso verde e amarelo, o que você escolheria?
Eu diria diversidade e desigualdade. Desigualdade é uma marca brasileira que tem passado incólume ao longo dos séculos. Amarelo do ouro extraído, inicialmente por índios, depois por escravos africanos, os últimos a serem libertados do hemisfério ocidental. Somos o país mais desigual do continente mais desigual do mundo. Já a diversidade brasileira foi comparada a um caldeirão fervente de raças e crenças. Na nossa pseudo-democracia racial todos são da mesma cor, digamos verde. Só que os verdes mais escuros costumam morar em barracos e subir no elevador dos fundos dos prédios dos verdes claros. A toda hora repetimos, como se para convencer a nós mesmos, que aqui não existe discriminação. Parodiando Caetano Veloso, no Brasil branco é verde, preto é verde e os verdes escuros são pobres ( Marcelo Côrtes Néri).”

Portanto a desigualdade, diversidade e diferença não podem ser tratados como algo isolado, tudo esta presente em nosso país e onde há desigualdade e diversidade, há diferença e vice versa. A educação é o início para que possamos formar cidadãos críticos, que não hajam com discriminação, conscientes de seus atos. Temos que lutar pra acabar com essas “diferenças” em geral pra que possamos evoluir mais e mais.


Referência
REDE SACI In: Néri, Marcelo Côrtes. Diversidade, desigualdade e deficiência de oportunidades. Jornal Valor Econômico. Disponível em: < modulo="akemi¶metro="> . Acesso em: 08 out. 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário