EDUCAÇÃO PARA CIDADANIA: PRESSUPOSTOS PARA INTERAÇÃO, PARTICIPAÇÃO E AUTONOMIA SOCIAIS
LUÍS DEOCLÉCIO MASSARO GALINA
Temos neste Congresso uma grande tarefa : educação e cidadania como conceitos que interagem plenamente, são ferramentas essenciais para o desenvolvimento social.
Permitam-me, entretanto, observar algumas questões sobre o termo cidadania, uma vez que esta palavra é repetida exaustivamente como bordão nos discursos politicamente corretos. A idéia de cidadania não é nova; na Grécia antiga, um histórico modelo de democracia, ser cidadão significava ter direitos e deveres políticos, como, por exemplo, participar de votação em praça pública. Entretanto esta era uma possibilidade restrita, pois alguns segmentos sociais, como os escravos e os estrangeiros, os homens menores de uma certa idade, e as mulheres , não poderiam exercer essa cidadania.
O conceito atual ainda se refere a direitos civis e políticos, mas ao termo cidadania foram agregados outros valores e significados. Hoje abriga e exige a relação de conceitos de valores como ética, igualdade social, democracia, justiça e dignidade. Exercer a cidadania não é um simples ato de escolha. Não nos tornamos cidadãos por uma simples opção ou atendendo ao apelo de um anúncio cívico.Esta é uma possibilidade que depende conceitos culturais, econômicos e sociais. Ser cidadão é viver com dignidade, ter acesso à educação, ter acesso aos bens culturais, à saúde e ao lazer.
Educar para a cidadania, é educar para a ética, para a solidariedade , para a comunhão , e para a participação. Educação para a cidadania não é uma modalidade especial de educação é sinônimo de educação de qualidade. Isto não tem relação com recursos materiais abundantes, instalações modernas e funcionais, ou métodos eficientes de ensino e avaliação . Qualidade da educação não se avalia por sua materialidade, e sim pelo conjunto de valores que são compartilhados entre educadores e educandos ,estejam eles nas escolas, centros comunitários, nas organizações não governamentais, ou em qualquer outra agência comprometida com os processos de desenvolvimento social.
Cidadania não é lição a ser ensinada ou transmitida, mas uma série de posturas a serem desenvolvidas e estimuladas. Posturas que façam germinar em cada um, a idéia e o sentimento do que é viver em função do bem comum. Educar para a cidadania é fortalecer a auto-estima das pessoas, é possibilitar o acesso de todos aos bens culturais de nossa sociedade, é desenvolver as capacidades de interação e participação, o pensamento criativo e reflexivo.
A melhor escola pode estar localizada em qualquer lugar, tanto nas mais prósperas cidades, quanto nos rincões, tanto em edifícios suntuosos, quanto em palafitas. O curriculum nessa excelência é o da ética, o dos mais nobres valores sociais. A realização do Congresso de Educação para a Cidadania é motivo de muita satisfação para nós , pois há 58 anos a ação do SESC, orienta-se firmemente por propósitos educacionais. No estado de São Paulo o SESC dispõe de 30 unidades, que a cada semana recebe mais de 300.000 (trezentas mil) pessoas.São pessoas dos mais diversos níveis sócio-econômicos, níveis de escolaridade ou faixas etárias. Essas pessoas participam de atividades de turismo social, programas de educação e saúde, educação ambiental, ou ainda apreciam espetáculos, exposições e eventos diversos. Participam de cursos de expressão artística, ou em atividades de desenvolvimento físico e esportivo.Há dois anos iniciamos a implantação de salas de Internet, de acesso público e gratuito colaborando para que seja eliminado o analfabetismo em relação aos computadores, a informática.
Um outro exemplo de nossa ação é o Programa Mesa Brasil, Mesa Brasil SESC de combate a fome e ao desperdício. Além de coletar e distribuir alimentos, este programa ministra cursos e oficinas para empresas doadoras, e entidades sociais. O Mesa SESC iniciado há 9 anos foi citado pelo atual Presidente da República como ação modelar no combate a fome. O trabalho social com idosos em 2003 comemora 40 anos, e introduzirá uma novidade : as ações de educação intergeracional ,ou seja desenvolvimento de atividades, nas quais crianças, jovens , adultos e velhos participam de forma integrada, sem qualquer segregação. Ressaltamos, entretanto, que essas atividades e programas não encontram um fim em si mesmo, são meios para a concretização de um projeto educativo.
Um projeto de Educação para a Cidadania, isto porque em tudo que fazemos ,privilegiamos o debate, o encontro das opiniões diversas, a cooperação e a solidariedade. Privilegiamos a diversidade de informações e conhecimentos , o encontro com o inusitado, o encontro com o que faz questionar, com o que faz refletir.
Disponível em: http://www.sescsp.org.br/sesc/images/upload/conferencias/24.rtf.

Nenhum comentário:
Postar um comentário